sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Jefferson Oficina de Txto 15-10

Coesão referencial
Anáfora : forma de coesão mais simples existente, consiste na substituição de um elemento ( ou vários) da frase por um elemento pronominal.
Ex: O Brasileiro de classe média tem cada vez mais consumido bens industrializados. Ele começou a comprar em maior quantidade e variedade.0s grifados é = anáfora.
Ex?: O imposto sobre veículos automotores é um dos mais ilógicos. O carro de mais idade é justamente aquele que o governo senta. Ele é responsável pela degradação da natureza.

Catáfora: a mesma estrutura de referente e termo pronominal ocorre na catáfora, porém o pronome precede o(s) elemento(s) substituído(s).
Ex: os riscos para a sobrevivência de nossa espécie são aqueles que nos desafiam há dois séculos: o desmatamento, a fome, a poluição. = catáfora.
Estratégias de substituição
É a troca de um item lexical por outro, com cargas semânticas própria.
Numerais:
Os alunos de jornalismo, os de publicidade e a turma de RP estiveram presentes, as três licenciaturas apresentaram trabalhos.

Termos genéricos:
Foram muitos os motivos da confusão no bar. A coisa ferveu após a primeira garrafa ser jogada.
Sinônimos
O menino aprendeu a ler recentemente, por isso o garoto quer ler tudo que lhe dão.

Hiperônimos: palavras de sentido mais amplo do que aquelas que substituem.
Ex: o jornal do Brasil deixou de circular no início do ano. Os arquivos da publicação agora estão disponíveis no Google.

Hipônimos: são termos de significados  menos genéricos do que aqueles aos quais substituíram.
Ex: veículo por excelência, a rede globo tem visto sua participação no bolo publicitário minguar continuamente nesta década.



Nenhum comentário:

Postar um comentário